O que é o pensamento?
Algo carregado de um pensamento filosófico, complexo. Um campo muito vasto… um termo ambíguo. As primeiras abordagens do pensamento foram feitas pela filosofia. Cria-se uma confusão entre a lógica e a psicologia. O pensamento é uma questão de lógica. Kant define a lógica como uma ciência que trata de forma exaustiva e restrita, as leis do pensamento.
A Psicologia do Desenvolvimento surge como um ramo da Psicologia (ciência mãe), quando esta alarga o seu objecto de estudo (o Pensamento).
Wilhelm Wundt, John Watson, Sigmund Freud, Jean Piaget, Gestalt, entre outros, foram muito influentes no aparecimento da disciplina, dado que os seus contributos acerca do pensamento / raciocínio / comportamento humanos, quer em criança, quer na fase adulta, são inquestionavelmente louváveis e é a partir das suas teorias e métodos que podemos, actualmente, estudar os diversos casos que aparecem nas diferentes sociedades.
É devido a este pluralismo metodológico que podemos analisar cada caso, especificamente, de forma a compreender, descrever, explicar e, mais tarde, prever o comportamento de cada indivíduo, chegando, deste modo, a conclusões mais ou menos consensuais.
O campo de investigação / intervenção da Psicologia do Desenvolvimento é bastante vasto e nada o impede de aumentar, isto porque hoje-em-dia já se tende a estudar o Homem em todas as vertentes do dia-a-dia, desde as suas atitudes mais básicas, até aos seus raciocínios mais complexos. Assim, os campos de acção desta disciplina são:
- Comportamentos observáveis e processos mentais;
- Adultos e Crianças (diferenças e semelhanças entre si);
- Normal e Patológico;
- Consciência / Inconsciência;
- Diversidade de Culturas;
- Indivíduos, Grupos Sociais e Comunidades.
Então, o objectivo da Psicologia do Desenvolvimento centra-se na investigação dos processos que se alteram durante ocurso da vida, na infância, na adolescência e na idade adulta.
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